Como preparar um toquinho
Os toquinhos de pau-santo, pau-branco do cerrado, lixeira, corticeira, pára-tudo e outras árvores cascudas de cerne leve e poroso, favorecem o enraizamento de orquídeas porém a madeira interior está sujeita ao ataque de cupins e outros comedores de madeira, apodrecendo com facilidade.
Para solucionar o problema é possível preparar um tratamento, semelhante ao feito com o eucalipto para fabricar mourões de cerca, com alta resistência a decomposição. O tratamento caseiro consiste no seguinte:
1. Cortar os toquinhos de madeira no tamanho desejado; Sugere-se pelo menos 4 cm de diâmetro. A parte de cima deve ficar levemente chanfrada. Furar a 2cm da borda da parte superior com broca de 1/8 para passar o arame para pendurar.
2. Preparar uma solução composta de 100 gramas de acido bórico, 100 gramas de sulfato de cobre e 4 litros de água.
3. Misturar bem e colocar em uma vasilha de plástico com fundo chato (pode ser uma bacia) procurando manter nível da solução em aproximadamente 2,5 cm.
4. Colocar o toquinho em pé para que somente a ponta fique mergulhada na solução. Deixar de um dia para o outro.
5. Retirar os toquinhos e deixar escorrer tomando o cuidado para que a solução não escorra pela casca.
6. Repetir a operação com o outro lado do toquinho. Pronto. Os tocos estarão imunes por muitos anos e não mais apodrecerão com facilidade.
7. Retirar e deixar escorrer para não pingar no corpo do toquinho. Atenção: nas partes do toquinho onde o produto teve contato a planta dificilmente enraizará.
Estas dicas estão postadas o site do orquidário Ostetto.
Investigando os produtos pra fazer a solução, os produtos podem ser encontrados o ácido Bórico em famácia e custa em torno de 2,00 a 3,00reais 30g no máximo. O sulfato de cobre encontra-se em casa que vende produtos agropecuários e custa em torno de R$ 10,00 a quantidade de 1 kg.....ah e a água em troneiras de casa....kkk.
Qualquer duvida, grite
Luciana Figueiredo |
|
|
|